A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva, normalmente decorrente da falta de uma boa higienização. Na gengivite, a gengiva adquire a coloração avermelhada intensa e sem brilho. Outras características são a sensibilidade mais intensa na gengiva e o seu sangramento.
O sangramento gengival é um indício importante, que indica que algo de errado provavelmente está acontecendo. Sempre que o sangramento gengival ocorrer, deve ser um sinal de alerta, e se ele permanecer ocorrendo, sua causa deve ser investigada e tratada em breve.
A gengivite é a doença periodontal mais comum, sendo seu estágio inicial. Esta associada à presença de placa bacteriana na região da margem gengival e quando não tratada, pode evoluir para a formação de tártaro e para uma forma mais grave da doença.
Na gengivite, a placa bacteriana e o tártaro irritam a gengiva, que fica inflamada (vermelha e inchada), podendo ocorrer sangramento quando tocada (Figura 2).
Entretanto, o osso de suporte e as fibras do ligamento ainda não sofreram nenhum prejuízo.
Na gengivite, ao sondar o sulco gengival, este não deve ter uma profundidade maior que 3 mm. Entretanto, quando a inflamação avança, a profundidade de sondagem será maior do que 3 mm, atingindo assim o osso de suporte. Essa fase da doença periodontal é chamada de periodontite.